Linkin Park

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Origem dos nomes das bandas de rock

   .:: Música :: Rock n Beauty

Origem dos nomes das bandas de rock





Conheça a origem do nome de diversas bandas, como: Rush, U2, Ramones, Queen, Pink Floyd, Foo Fighters e Guns n' Roses.



Abba
Nasceu de uma mescla das iniciais dos integrantes do grupo, formado por Anni-Frid Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus y Agnetha Fältskog que deram origem ao nome ABBA, nome que adaptaram para atuar no Eurovisión (1974) e ganhar com a canção: Waterloo. Uma empresa sueca de pescado enlatado também teria esse nome, mas não se incomodou em compartilhá-lo.




AC/DC
1973. Sydney, Austrália. O que levaria os irmãos Young e o já falecido Bon Scott a colocar o nome de sua banda de AC/DC? Alta voltagem! Por isso utilizaram o que seria: "AC/DC: Corrente Alternada/Corrente Continua".



Aerosmith
Segundo J. Jones, um fã deste grupo que saiu de Boston em 1968 para o mundo, o nome da banda provém do livro "Arrowsmith", mas há controvérsias.



Alice In Chains
O nome veio de um projeto do antigo grupo do vocalista Layne Staley: montar uma banda na qual todos tocariam heavy metal fantasiados de drag-queens. Dá pra imaginar? Daí veio Alice In Chains.



Angra
A banda escolheu este nome porque Angra é uma deusa indígena, a deusa do fogo, e devido a semelhança com a palavra inglesa angry que significa nervoso.



Barão Vermelho
O nome do Barão Vermelho foi tirado das tirinhas do Snoopy e do Charlie Brown.



Bee Gees
Supõe-se que a banda se inspirou nas iniciais de "Brothers Gibb". Barry, Robin e Maurice Gibb (os irmãos Gibb), líderes do grupo musical. Também se diz que vem das iniciais de Barry Gibb, Bill Goode (um amigo da banda) e Bill Gates (não o empresário, sim um DJ). Estas hipóteses apresentadas pela PBG MUSIC explicam o nome Bee Gees.



Björk
A origem é a mais simples possível. Esta cantora islandesa se chama Björk Gudmundsdottir (literalmente significa "a filha de Gudmund).



Black Sabbath
O primeiro nome do Sabbath foi "Earth". Ozzy Osbourne e companhia foram forçados a trocar o nome da banda, porque já existia uma outra, mais famosa, chamada "Earth". Foi aí que escolheram "Black Sabbath" - título de uma música que o baixista Terry Geezer Butler fez inspirado num suspense de Denis Wheatley.



Bush
Na Inglaterra, há diversos significados para Bush (moita, mata, erva). Você fuma "bush", homens e mulheres têm "bushes", e essa diversidade chamou a atenção dos caras da banda. Além do mais, Gavin Rossdale curte o "shhh" do final da palavra.



Chemical Brothers
Em 1991, os reis do misto de dance-rock-rap chamavam-se Dust Brothers. Mas em 1995 os advogados alegaram que já existiam outros Dust Brothers. Daí passaram a se chamar Chemical Brothers (foi recusada a proposta de chamarem-se de Dust Brothers UK).



Creedence Clearwater Revival
Chamados a princípio de The Golliwogs, o grupo sofreu pressão de seu selo discográfico, "Fantasy", para mudar o nome, fato que se sucedeu em dezembro de 1967: John Fogerty, (cantor, compositor, guitarrista e líder da banda), tem um amigo que se chama Creedence, este viu um anúncio na TV de uma cerveja, na qual se dizia das virtudes da tão clara água que continha-a e, finalmente, sentiu que uma espécie de revival musical estava no ar. Aí se formou um dos nomes de bandas mais criativos até hoje.



Deep Purple
Quando banda formou-se em 1968, seus componentes deram o nome de Concrete God. Pouco depois, Ritchie Blackmore, um dos fundadores e guitarrista do grupo, decidiu mudar para Deep Purple, o título da canção favorita de sua avó. A primeira vista, não parecia um nome apropriado para uma das mais famosas bandas de rock pesado da história.



Echo and the Bunnymen
Segundo o vocalista da banda, Ian McCulloch "significa mais ou menos nada". "Tínhamos um amigo que sugeria nomes como The Daz Men o Glisserol and the Fan Extractors. Echo and the Bunnymen era um desses. O guitarrista do grupo, Will Sergeant conta: "Pensei que era tão estúpido como os demais"... mas esse nome estúpido que ficou!



Foo Fighters
Durante a Segunda Guerra Mundial, aviões da Força Aérea Norte-Americana sobrevoavam céus alemães quando teriam se deparado com uma série de estranhos fenômenos aéreos na área entre Hagenau em Alsace-Lorraine e Neustadt An Der Weinstrasse em Rhine Valley. Eram disco voadores que foram apelidados de Foo Fighters ( 'foo' é uma gíria para a palavra francesa 'feu', que quer dizer fogo).



Guns N'Roses
Axl Rose (vocal) e Izzy Stradlin (compositor e guitarrista) tocavam na banda chamada Rose, que depois passou a Hollywood Rose, antes disso Axl se separara dos Tracii Guns em 1985. Mais tarde os Guns e Hollywood Rose se juntaram formando uma nova banda, Guns N'Roses = pistolas e rosas. O nome verdadeiro de Axl Rose era William Bailey, mas ao descobrir que seu pai não era seu verdadeiro pai, adotou o apelido do seu pai adotivo.



Iggy Pop
Iggy vem de iguanas. O nome completo do grupo é Iggy Pop and the Stooges. Stooge significa "ator cômico ajundante" (traduzido mais ou menos literalmente). O nome real do vocalista é James Osterberg.



Iron Maiden
"A Dama de Ferro" é o nome de um instrumento de tortura, na qual em um sarcófago com a forma de mulher, com seu interior forrados de espinhos que penetram caso algum corpo entre no sarcófago. Dizem que ao mascote do grupo, Eddie, foi aplicada uma tortura parecida...



Kiss
Dizem que a palavra KISS significa "Cavaleiros ao Serviço de Satanás". Mas em uma entrevista, a banda disse que a princípio queriam chamar-se FUCK.



Krisiun
A origem do nome escolhido para a banda vem do mar mais profundo da Lua, chamado de Krisiun, em latim mar de abominações.



Led Zeppelin
Quando o mítico grupo de rhythm and blues Yardbirds se dissolveram, seu guitarrista Jimmy Page ficou sem emprego. Certo dia, Jimmy conversava com Keith Moon e John Entwistle sobre a possibilidade de formar um grupo com eles. Cinicamente, Entwistle disse: "Vamos, iremos chamar Lead Zeppelin (Zepelin de chumbo), porque cairemos como uma bola". Ao final arrancaram o "a" para soar melhor.



Linkin Park
O nome "Linkin Park", veio do nome "Lincoln Park".



Megadeth
A palavra é derivada de megadeath, ou seja, a morte de milhões de pessoas - o que rolaria no caso de uma guerra nuclear.



Metallica
O nome foi roubado pelo batera Lars Ulrich de um amigo chamado Ron Quintana. O cara estava montando um fanzine e "Metallica" era um dos nomes cotados para batizar a publicação.



Nirvana
É como os hindús chamam o Paraíso.



Paralamas do Sucesso
O nome não tem sentido algum. Foi o escolhido de uma lista que continha outras pérolas como "Os Cadeirinhas" e "As Plantinhas da Mãe".



Pearl Jam
A princípio esta banda se chamava Mookie Blaylock (nome de um jogador da NBA) porque Jeff Ament, o baxista da banda, é um amante do basquete mas tiveram que mudar-lo por este nome não ser considerado ideal. Outra teoria diz que o nome é uma metáfora de "sêmen". Há também outra versão que diz que o nome vem de um creme alucinógeno que a avó de Eddie, vocalista e compositor do grupo.



Pet Shop Boys
"Um amigo nosso tinha uma loja de animais e sempre dizíamos que iríamos chamar-nos "Os Garotos da Loja de Animais" Quando chegou a hora de buscar um nome decidimos escolher este mesmo".



Pink Floyd
Syd Barret, o genial e surrealista fundador de uma das bandas de rock mais criativas da história, batizou o grupo inspirado em um dos seus discos favoritos. Uma obra feita pelos bluesmen do estado da Georgia nos Estados Unidos chamados Pink Anderson y Floyd Council.



Queen
O vocalista Freddie Mercury sempre teve a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Isso porque, para ele, Queen era um nome muito forte, universal e imediato, sem falar que estava aberto a vários tipos de interpretação.



Ramones
Existem várias histórias sobre a origem do nome desta banda de punk rock nova-iorquino. Uma delas nasceu do baixista do grupo, Douglas "Dee Dee" Colvin. Dee Dee era fã incondicional de Paul McCartney. Sabia tudo dele, até o nome falso que o ex-Beatle utilizava para registrar-se em alguns hotéis: Paul Ramon. E assim surgiu o nome.



R.E.M.
Siglas de Rapid Eye Movement. Em medicina, é a denominação da parte mais profunda do sonho. Simplesmente, encontraram a sigla em um dicionário e gostaram da sua ambigüidade, mais do que isso não significa nada.



Rush
A origem do nome Rush foi sugestão do irmão mais velho de John Rustley, primeiro baterista da banda, que foi substituído pelo lendário Neil Peart.



Silverchair
Um dia, entediados na escola, os caras da banda resolveram ligar para uma rádio e pedir músicas. Eles queriam ouvir "Berlin Chair", do "You am I", e um amigo sugeriu "Sliver", do Nirvana (esse amigo queria convencer os caras do Silverchair que o Nirvana fazia um som animal). Ao abreviar os pedidos num papel, Chris acabou escrevendo "Sliver" errado e podia-se ler no papel: Silverchair. Algum tempo depois os caras acabaram usando essa palavra para nomear a banda.



Shaman
A origem do nome se deve em primeiro lugar a temática da banda que é focada principalmente no xamanismo, de onde surgiu o nome Shaman que significa aquele que enxerga no escuro ou aquele que cura através da natureza. E também, The Shaman é o nome de uma música do Angra, ex-banda de três membros do Shaman.



The Beatles
O nome do mais popular grupo de rock de todos os tempos provém da palavra The Beetles (os besouros). Logo teve que mudar "Beet" por "Beat", como referência ao estilo musical assim denominado. E assim surgiu The Beatles.



The Doors
Provém da conversação entre Jim Morrison, fundador e líder da banda, e Dennis Jakob, seu companheiro de quarto na universidade. Estavam discutindo sobre possíveis nomes para um grupo de rock imaginário, até que uma boa escolha seria The Doors. Nome inspirado no poema de William Blake: "There are known and unknown things between the doors" ("entre as portas há coisas conhecidas e desconhecida").



The Rolling Stones
Quando em 1960 o grupo era formado somente por Mick Jagger, Keith Richards e Dick Taylor, se chamavam Little Boy Blue & Blue Boys ("O Pequeno Azul e as Crianças Azuis"). Mais tarde, Brian Jones entra na banda, e mudaram o nome inspirado em uma velha canção de Muddy Waters: Rolling Stones Blues ("O Blues das pedras rolantes"). Com a entrada de Watts e de Ian Stewart, nascia uma das maiores bandas de rock do mundo.



U2
U2 era o nome de um avião utilizado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Este avião foi projetado para que não fosse detectado por radares, mas um deles foi surpreendido e derrubado quatro dias antes de Bono Vox nascer, em 1960. Quando procurava por um nome para a banda, o baixista Adam Clayton leu um artigo no jornal que falava justamente deste incidente e achou o nome do avião - U2 - interessante, adotando assim para a sua banda. Adam Clayton, queria mudar o nome do grupo de The Hype, por um de som mais ambiguo e com certeza o cara conseguiu. U2 significa vária coisas, U2 é um nome de um avião espião e de um submarino. Ainda assim, por sua pronunciação, U2 pode sugerir "you too" (você, também) ou "you two" (vocês dois).



Yes
A banda escolheu o nome Yes, simplesmente porque é muito curto, direto e muito fácil de recordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário